O horário de verão britânico termina na madrugada de domingo, e a maior parte dos clubes da English Football League (EFL) já terá disputado mais de um quarto da temporada. No último fim de semana de outubro, cinco situações merecem atenção especial nas três divisões da liga.
1. Ex-rebaixados tentam reagir na Championship
Antes do início do campeonato, Ipswich Town, Southampton e Leicester City eram apontados como principais candidatos ao acesso. Eles, ao lado do também beneficiado por pagamentos de “paraquedas” Sheffield United, precisam acelerar para manter o padrão dos últimos anos, quando dois clubes com esse reforço financeiro subiram em quatro das últimas cinco temporadas.
Os números mostram a dificuldade: Sheffield United tem três vitórias em 11 jogos e saiu da zona de rebaixamento na terça-feira. Southampton venceu apenas duas vezes, Ipswich três e Leicester quatro – único dos três descendidos que aparece na metade de cima da tabela.
- Ipswich Town x West Brom – sábado, 12h30 (BST), em Portman Road. A equipe de Kieran McKenna viu a invencibilidade de cinco partidas em casa cair com o 3 x 0 para o recém-promovido Charlton, quando o treinador fez sete mudanças no time que havia perdido para o Middlesbrough.
- Millwall x Leicester City – sábado, 15h00 (BST). Os Foxes chegam com uma vitória nos últimos sete jogos, depois do revés diante do Hull City.
- Blackburn Rovers x Southampton – sábado, 15h00 (BST). Os Saints somam uma vitória em dez partidas e tentam evitar maior aproximação da zona de descenso após a derrota contra o Bristol City.
2. Reencontro de ex-técnicos em Preston x Sheffield United
A abertura da rodada acontece na sexta-feira, às 20h00 (BST), em Deepdale. Curiosamente, cinco dos últimos sete treinadores do Sheffield United estarão à beira do gramado. O comandante do Preston North End, Paul Heckingbottom, dirigiu os Blades em mais de 100 partidas entre 2021 e 2023, enquanto Chris Wilder – hoje novamente no cargo – soma outros 400 jogos pelo clube em diferentes passagens.
O Sheffield United chega embalado por vitórias sobre Watford e Blackburn, que tiraram a equipe do Z-3. O Preston, por sua vez, perdeu para West Brom e Birmingham e caiu na classificação, mas ainda está acima dos visitantes pela primeira vez em quase oito anos.
3. Topo embolado na League One
A diferença entre os cinco primeiros colocados é de apenas um ponto. O Stevenage perdeu a liderança ao ser derrotado por 1 x 0 pelo Lincoln City, enquanto o Cardiff virou sobre o Reading e assumiu a ponta. Agora em segundo, o time de Alex Revell tem um jogo a menos que Cardiff e Bradford, e dois a menos que AFC Wimbledon e Stockport (quarto e quinto colocados).
No sábado, o Stevenage recebe o Bradford City, terceiro colocado. Os Bantams, recém-chegados da League Two, perderam apenas sete pontos em sete jogos desde agosto – todos em clássicos de Yorkshire – e são o ataque mais positivo da divisão, com 22 gols. O Stevenage ostenta a defesa menos vazada, com apenas nove tentos sofridos.
Imagem: bbc.com
4. Confronto direto no fundo da League One
Blackpool e Peterborough, apontados como candidatos a pelo menos uma vaga nos play-offs, medem forças no sábado, 15h00 (BST), em Peterborough. O Blackpool ocupa a lanterna após seis derrotas fora de casa, sem marcar desde o gol de Ashley Fletcher aos 22 minutos contra o Exeter, em 9 de agosto. Já o Posh venceu o Burton por 1 x 0 na rodada passada e deixou o último posto, mas perdeu três das cinco partidas em seu estádio sem balançar as redes.
5. Equilíbrio extremo na League Two
Na quarta divisão, cinco dos oito primeiros perderam na rodada anterior, enquanto cinco dos sete últimos venceram. Os líderes Walsall e Swindon foram surpreendidos por Barrow e Accrington. Mesmo assim, Walsall, Swindon e o terceiro colocado MK Dons enfrentam adversários da metade de baixo da tabela neste sábado.
Outros duelos que podem mexer com a parte de cima incluem Grimsby x Crewe, Gillingham x Salford e Notts County x Cambridge United. A distância entre o primeiro e o décimo colocado é de seis pontos, e apenas nove pontos separam o líder do 16º. Será a última rodada antes da primeira fase da Copa da Inglaterra, em novembro.
Todos os jogos terão acompanhamento em tempo real no site e no aplicativo da BBC Sport, começando com Preston x Sheffield United na sexta-feira.
Com informações de BBC Sport
