Próximos jogos

Federação Sérvia pede comportamento exemplar da torcida antes de duelo com a Inglaterra

A Federação de Futebol da Sérvia (FSS) fez um apelo público para que os torcedores mantenham a boa conduta no jogo contra a Inglaterra, marcado para terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A partida será disputada no Estádio Rajko Mitic, em Belgrado, com a capacidade reduzida em 15%, ou cerca de 8.100 assentos, por causa de incidentes ocorridos no confronto contra Andorra, em junho.

A redução de público não foi a única punição sofrida pela entidade. Em julho, a FSS recebeu multa de 50.000 francos suíços (US$ 62.600) da FIFA por “discriminação e abuso racista, problemas de ordem e segurança, além do uso de gestos, palavras, objetos ou qualquer outro meio de transmitir mensagem inadequada a um evento esportivo”. Na ocasião, a federação foi alertada de que novos episódios poderiam resultar em sanções mais severas, inclusive a possibilidade de o jogo seguinte, contra a Albânia, ocorrer com portões fechados.

Em nota divulgada neste fim de semana, a FSS reforçou a importância do apoio pacífico no duelo com a seleção inglesa: “Nossos jogadores precisarão de forte apoio das arquibancadas. Apelamos aos torcedores para enviar ao mundo uma imagem que nos deixe orgulhosos”, diz o comunicado.

A federação também lembrou que itens proibidos pela UEFA — como símbolos, bandeiras, cantos ou slogans políticos — podem acarretar punições imediatas. Segundo a FSS, desde 2021 já foram pagos 703.400 (US$ 825.000) em multas a UEFA e FIFA por diferentes incidentes.

“A seleção é nosso orgulho e merece um ambiente positivo. Sejamos unidos em nosso amor pelo futebol, respeitando o adversário e o hino nacional da Inglaterra”, conclui a nota, que define o encontro de terça-feira como “uma celebração do esporte e do respeito entre nações”.

Será a primeira visita da equipe principal da Inglaterra à Sérvia desde a independência do país, proclamada em 2006. Em 2012, a UEFA determinou que a seleção sub-21 sérvia atuasse com portões fechados após casos de racismo em um playoff contra os ingleses em Krusevac.

Com informações de ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *