Liam Roberts, de 30 anos, encontrou no Mansfield Town a oportunidade de reconstruir a carreira depois de deixar o Millwall sob intensa pressão, segundo o técnico Nigel Clough.
O goleiro foi suspenso por seis partidas em março, após ser expulso na derrota do Millwall para o Crystal Palace pela quinta fase da Copa da Inglaterra. Na ocasião, ao sair do gol, Roberts acertou a cabeça do atacante Jean-Philippe Mateta com o pé; o francês precisou levar 25 pontos devido a um corte profundo na orelha. Depois do lance, o jogador recebeu ameaças de morte e sofreu ataques nas redes sociais.
De acordo com Clough, Roberts relatou em um primeiro encontro de cerca de uma hora como o episódio o afetou. “Ele contou que foi um período muito difícil, mas que o deixou mais forte. Foi uma entrada dura, ele sabe disso, mas foi um acidente. Cumpriu a suspensão e seguiu em frente”, disse o treinador.
Mais de seis meses depois do incidente — e a cerca de 290 km de distância do sul de Londres —, o goleiro tenta virar a página em Mansfield. A partida desta terça-feira entre Millwall e Crystal Palace pela Copa da Liga voltou a reacender a discussão sobre o lance.
Motivo da mudança
Clough explicou que o atleta queria deixar Londres. “Morar lá é desafiador, especialmente para quem não é da cidade. Ele queria voltar ao norte e ser titular. Parecia o encaixe perfeito”, afirmou. No Millwall, Roberts atuava principalmente como reserva; agora, busca disputar entre 46 e 50 jogos na temporada.
Peça-chave na meta dos Stags
Contratado para substituir Christy Pym — goleiro que levou o Mansfield à promoção e, depois, ajudou a equipe a permanecer na League One antes de ser dispensado —, Roberts já fez 10 partidas em todas as competições em 2023/24.

Imagem: bbc.com
Entre as boas atuações, destaca-se a contribuição direta no empate por 1 a 1 com o Stevenage no sábado. Após defender um escanteio, o goleiro lançou rapidamente Joe Gardner, emprestado pelo Nottingham Forest, que partiu em velocidade e marcou um gol solo.
“Ele é um goleiro completo”, elogiou Clough. “Fez defesas incríveis contra o Chesterfield na Copa da Liga e exibe excelente distribuição de jogo. A torcida gosta dele, e a defesa se sente segura quando olha para trás.”
Com informações de BBC Sport