A Sociedade Esportiva Palmeiras completa 111 anos nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, em meio a mudanças profundas no elenco e à tentativa de manter a sequência de conquistas dos últimos anos. O aniversário chega embalado pela vitória por 3 a 0 sobre o Sport, resultado que ampliou para oito jogos a invencibilidade alviverde no Campeonato Brasileiro.
Camisa comemorativa estreia com goleada
No triunfo diante da equipe pernambucana, o clube utilizou pela primeira vez o terceiro uniforme, lançado na véspera. A peça celebra os 60 anos do dia em que o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e derrotou o Uruguai por 3 a 0, em amistoso disputado em 7 de setembro de 1965.
Reestruturação e mercado movimentado
Comandado por Abel Ferreira desde outubro de 2020, o Palmeiras passa pela maior reformulação de seu ciclo recente. Entre o fim da última temporada e agosto, 16 atletas deixaram o elenco, casos de Dudu, Rony, Marcos Rocha e Zé Rafael, além de jovens emprestados como Caio Paulista e Naves.
Para suprir as saídas, o clube investiu mais de R$ 600 milhões em contratações. Chegaram nomes de peso, como Vitor Roque e Paulinho, além de Bruno Fuchs (empréstimo), Carlos Miguel, Emiliano Martínez, Facundo Torres, Khellven, Jefté, Lucas Evangelista, Micael e Ramón Sosa. A diretoria ainda negocia com Andreas Pereira, do Fulham.
Paralelamente, a presidente Leila Pereira trabalha pela renovação de Abel Ferreira até o fim de seu mandato, em 2027. O acordo está encaminhado, restando apenas a assinatura do treinador.
Temporada sem taças até agosto
Mesmo vice-líder do Brasileiro e classificado às quartas de final da Libertadores, o Palmeiras ainda não levantou troféus em 2025. A equipe perdeu a final do Campeonato Paulista e foi eliminada pelo Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil. O próximo compromisso é justamente um Derby: no domingo, às 18h30, contra o rival, na Neo Química Arena, pela 22ª rodada do Nacional. O Verdão segue quatro pontos atrás do líder Flamengo.

Imagem: uol.com.br
Participação no novo Mundial de Clubes
Em junho, o clube disputou a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, realizada nos Estados Unidos. Após liderar um grupo com Al Ahly (EGI), Porto (POR) e Inter Miami (EUA), o time eliminou o Botafogo nas oitavas, com gol de Paulinho, mas parou nas quartas diante do Chelsea.
Base e futebol feminino em destaque
No mesmo dia do aniversário, o sub-20 alviverde decide o título do Campeonato Brasileiro da categoria contra o Bragantino, às 21h, no Allianz Parque. O elenco comandado por Lucas Andrade já foi vice da Libertadores sub-20 este ano.
Entre as mulheres, o Palmeiras disputa a semifinal do Brasileiro. Após perder a partida de ida por 3 a 1 para o Cruzeiro, as Palestrinas precisam reverter o placar no domingo, às 10h30, na Arena Independência. No Paulista Feminino, o time ocupa a vice-liderança da primeira fase, com 13 pontos em sete jogos. A técnica Camilla Orlando deixará o clube no fim da temporada para assumir a Seleção Brasileira sub-20.
Com informações de UOL