O Palmeiras derrotou o Botafogo por 1 a 0, na noite deste domingo (17), no Estádio Nilton Santos, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe paulista chega a 39 pontos e assume provisoriamente a vice-liderança, ficando a um ponto do Flamengo. A posição definitiva dependerá do duelo entre Cruzeiro e Mirassol, que fecha a rodada nesta segunda-feira. O Botafogo permanece em quinto lugar, com 29 pontos.
O confronto foi marcado por transições rápidas de ambos os lados. Em ritmo intenso desde os primeiros minutos, os dois times criaram oportunidades, mas pecaram na conclusão até o lance decisivo, no fim do primeiro tempo.
Aos 45 minutos, Vitor Roque puxou contra-ataque e acionou Felipe Anderson. O camisa 7 fintou Alexander Barboza e finalizou para garantir a vitória palmeirense. Antes disso, Joaquín Correa teve a melhor chance alvinegra, parando em defesa de Weverton em conclusão cara a cara.
No segundo tempo, o técnico Davide Ancelotti reforçou o ataque botafoguense com as entradas de Danilo, Savarino e Jeffinho, mas a equipe não conseguiu superar a defesa adversária. Abel Ferreira também mexeu na frente, colocando Luighi e Maurício para manter a velocidade nos contragolpes.
Mesmo pressionado nos minutos finais, o Palmeiras se manteve compacto, segurou o resultado e ainda ameaçou nos contra-ataques. John, goleiro do Botafogo, atuou como líbero para tentar iniciar as jogadas, mas os mandantes não converteram as últimas investidas.
Próximos compromissos
Antes de voltar ao Brasileirão, o Palmeiras recebe o Universitario, do Peru, na quarta-feira, pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, com vantagem de 4 a 0 obtida em Lima. No fim de semana, encara o Sport sem o volante Aníbal Moreno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O Botafogo viaja a Quito para enfrentar a LDU, também na quarta, pela Sul-Americana, após vitória por 1 a 0 no Rio de Janeiro. Na sequência, mede forças com o Juventude pelo campeonato nacional.
Ficha técnica
Botafogo 0 x 1 Palmeiras
Botafogo: John; Mateo Ponte (Jeffinho), Alexander Barboza (Vitinho), Marçal e Alex Telles; Allan (Danilo), Marlon Freitas e Santiago Rodríguez (Savarino); Matheus Martins, Joaquín Correa e Nathan Fernandes (Álvaro Montoro). Técnico: Davide Ancelotti.
Palmeiras: Weverton; Khellven (Giay), Murilo (Bruno Fuchs), Gustavo Gómez e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista, Facundo Torres e Felipe Anderson (Allan); Flaco López (Luighi) e Vitor Roque (Maurício). Técnico: Abel Ferreira.

Imagem: uol.com.br
Gol: Felipe Anderson, aos 45 min do 1º tempo.
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES).
Cartões amarelos: Danilo (Botafogo); Aníbal Moreno e Murilo (Palmeiras).
Público: 18.183 presentes.
Renda: R$ 1.052.565,00.
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ).
Com informações de UOL Esporte