Lisboa, 29 de agosto de 2025 – O técnico Roberto Martínez anunciou nesta sexta-feira sua primeira convocação de Portugal após a morte de Diogo Jota e confirmou que o número 21 do atacante ficará com o meio-campista Rúben Neves.
Jota, ex-Liverpool, faleceu em 3 de julho, em um acidente de carro no norte da Espanha que também vitimou seu irmão André Silva. “Este é o primeiro período de trabalho sem Diogo”, lembrou Martínez. “Queremos honrar sua memória todos os dias. Ele seguirá presente como uma força extra em nossa caminhada.”
Amigo próximo de Jota desde as categorias de base de Portugal e companheiro no FC Porto e no Wolverhampton, Neves foi um dos que carregaram o caixão no funeral do atacante. Agora, assumirá a camisa 21. “O grupo terá 23 + 1 jogadores: o ‘+1’ é Diogo”, completou o treinador.
Em mensagem publicada nas redes sociais logo após a tragédia, Neves prometeu manter Jota “à mesa, no ônibus, no avião” sempre ao seu lado. O meio-campista também declarou que o elenco pretende conquistar a primeira Copa do Mundo do país em homenagem ao amigo.

Imagem: espn.com
A preparação rumo ao Mundial de 2026 começa com dois jogos das Eliminatórias: contra a Armênia em 6 de setembro e diante da Hungria em 9 de setembro. A lista divulgada por Martínez inclui o atacante Cristiano Ronaldo, de 40 anos, e João Félix, seu novo companheiro no Al Nassr.
Com informações de ESPN