O Celtic intensificou a busca por um treinador permanente e o francês Wilfried Nancy, de 48 anos, atual comandante do Columbus Crew, aparece como um dos nomes mais cotados para substituir Brendan Rodgers.
Ascensão em ritmo acelerado
Nancy assumiu seu primeiro cargo como técnico profissional em 2021, quando sucedeu o amigo e ex-chefe Thierry Henry no CF Montréal. Até poucos anos antes, trabalhava com equipes femininas sub-14. Em três temporadas, conquistou a Canadian Championship, a Leagues Cup e, em 2023, levantou a MLS Cup.
Filho de pai natural de Guadalupe e mãe da África Ocidental, o treinador nascido em Le Havre tornou-se o primeiro técnico negro a vencer a principal liga norte-americana.
Futebol “cientista”
Ao canal ESPN, o ex-atacante da seleção dos Estados Unidos Herculez Gomez definiu Nancy como “ousado e moderno, quase um cientista maluco”. Segundo Gomez, o treinador prioriza o modelo de jogo acima do resultado imediato: goleiro adiantado e bom com os pés, zagueiros que avançam com a bola e alas com liberdade para finalizar e criar — esquema comparado ao Bayer Leverkusen de Xabi Alonso.
Gomez também vê paralelos com Luis Enrique, hoje no Paris Saint-Germain, pela ênfase em espaço, tempo e movimento, sem posições fixas, conceito chamado de relacionismo.
Ligações com o Celtic
Três fatores atraem a diretoria do clube escocês: o histórico de títulos, o estilo ofensivo e uma conexão indireta. O auxiliar de Nancy em Columbus, Kwame Ampadu, trabalhou ao lado de Paul Tisdale, atual diretor de operações de futebol dos verdes e brancos, nos tempos de Exeter City.
Imagem: bbc.com
Com a temporada da MLS encerrada, Nancy estaria livre para negociar de imediato. De acordo com Gomez, o treinador já despertou interesse de clubes na Inglaterra e na França e poderia ver no Celtic uma oportunidade de contar com recursos financeiros maiores do que teve em Montréal ou Columbus.
Adaptação rápida
A capacidade de implementar rapidamente uma cultura vencedora é outro ponto a favor. “Ele fez isso em dois contextos diferentes”, afirmou Gomez. “Quando você contrata Wilfried Nancy, recebe alguém acostumado a fazer as coisas acontecerem depressa.”
Se o acordo for concretizado, a torcida deve esperar um futebol veloz, ofensivo e fiel a uma identidade clara — característica marcante na curta, porém vitoriosa, trajetória do treinador.
Com informações de BBC Sport
